Deparei-me com a palavra 'Possibilitarista' no livro de Robin Sharma - "The 5 AM Club" onde Robin Sharma mencionou que –
"Por favor, não permita que as dores do passado e as frustrações do presente diminuam a sua glória, sufoquem a sua invencibilidade e sufoquem o ilimitado possibilitar que se esconde dentro da parte suprema de si." (tradução livre feita por mim)
O termo "Possibilitário" foi cunhado pela primeira vez pelo orador motivacional e autor Norman Vincent Peale, que escreveu o livro "The Power of Positive Thinking” - O Poder do Pensamento Positivo".
Aqui está a filosofia atual nas palavras de Peale:
"Desafio-o a tornar-se um possibilitarista. Não importa o quão sombrias as coisas pareçam ser ou realmente sejam, levante os olhos e veja as possibilidades - veja-as sempre, pois elas estão sempre lá."
Quando li o significado desta palavra, pensei que se tratava de algo que se relaciona muito bem com as pessoas que estão presas na meia-idade e na carreira e que esta abordagem possibilitarista irá certamente ajudá-las.
A raiz do significado da palavra possível é "capaz de fazer acontecer".
Um Possibilitarista refere-se a alguém que abraça a ideia de que existem sempre possibilidades e soluções potenciais em qualquer situação.
É uma mentalidade que incentiva os indivíduos a concentrarem-se nas oportunidades e não nos obstáculos, a manterem uma atitude positiva e a abordarem os desafios acreditando na sua capacidade de os ultrapassar.
"A única coisa que se interpõe entre si e o seu sonho é a vontade de tentar e a convicção de que é realmente possível." - Joel Brown
O que é preciso para ser possibilitarista?
Questione-se com sinceridade:
Por que não consigo alcançar mais?
Por que não consigo fazer mais?
Qual o próximo passo?
Será esta a última etapa do meu CRESCIMENTO?
Não há alguém que possa me ajudar?
Não encontrar o caminho é prender-se a um sentimento que nos MATA todos os dias.
Já estive no seu lugar e sei o que costumava pensar: ISTO É O FIM?
Depois de passar por vários estudos, tive a certeza de que os diplomas não eram o único caminho para o nível seguinte.
Se fosse esse o caso, uma pessoa com centenas de diplomas estaria numa posição melhor.
Enquanto as pessoas dizem “Por quê?” o Possibilitarista diz “Por que não?”
Enquanto as pessoas dizem “Isso nunca vai acontecer”, o Possibilitarista diz: “Vamos tentar e ver”.
Enquanto as pessoas dizem “Nós tentamos isso. Aqui não funcionou”, diz o Possibilitarista. “Pode ser diferente agora. Talvez possamos tentar novamente.”
Enquanto as pessoas dizem: “Não posso. Não podemos. Você não pode”, diz o Possibilitarista. “Talvez possamos”.
Enquanto as pessoas dizem: “Isso é impossível”, o Possibilitarista diz: “Tudo é possível”.
Você é Possibilitarista?
Aqui estão dez perguntas que revelarão o seu verdadeiro Eu e farão você ficar “em frente ao ESPELHO”.
1) Prefiro concentrar-me nas dificuldades e desilusões anteriores ou nas minhas aspirações e possibilidades futuras?
2) Encaro os problemas como oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, ou sinto-me esmagado e desanimado quando sou confrontado com eles?
3) Aceito a responsabilidade pelas minhas ações e decisões, ou culpo frequentemente forças externas ou outras pessoas pela minha situação?
4) Como encaro o fracasso? Encaro-o como um pequeno revés e uma oportunidade para crescer, ou como uma confirmação dos meus limites e uma justificação para desistir?
5) Sou proativo na procura de soluções e na tomada de medidas para ultrapassar obstáculos, ou tenho tendência para esperar que os outros resolvam os meus problemas?
6) Como lido com a crítica ou o feedback? Vejo-as como uma oportunidade para melhorar e crescer, ou fico na defensiva e levo-as a peito?
7) Acredito que tenho o poder de moldar o meu próprio destino e criar a vida que desejo, ou sinto-me como um observador passivo à mercê de forças externas?
8) Sou capaz de esquecer as mágoas do passado e perdoar os outros, ou guardo rancores e ressentimentos?
9) Como reajo a contratempos ou fracassos? Recupero rapidamente e tento de novo, ou fico desanimado e desisto facilmente?
10) Rodeio-me de pessoas positivas e solidárias que me elevam e inspiram, ou envolvo-me frequentemente em relações negativas e tóxicas?
Se você não se sente bem ao responder estas perguntas, está na hora de transformar-se em um POSSIBILITÁRIO(A).
Grande Abraço!
Inscreva-se agora.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as histórias mais interessantes do dia diretamente em sua caixa de entrada antes de todo mundo