Já parou para pensar o que sustenta e faz sua vida ser como é?
Uma das formas de responder a essa pergunta é entender quais pilares dão base as nossas ações e quais valores relacionam-se a cada um.
O que são pilares?
Os pilares da vida humana são os elementos que sustentam a nossa existência. Esses pilares são capazes de nos dar força para seguir na busca de objetivos, nos manter saudáveis física e mentalmente e, o mais importante, juntos e em equilíbrio, ajudam a garantir o nosso tão desejado bem-estar.
Quais são os pilares da vida?
A literatura diverge, mas como mentor desenvolvi ao longo de minha experiência uma classificação que tem atendido e dado muito resultado aos mentorados.
Sobretudo porque a abordagem utilizada é multifatorial e permite reconhecer quais áreas da vida pedem atenção, além de indicar possíveis conflitos que “roubam energia”.
É preciso esclarecer que no processo de mentoria não há questionamento moral ou espiritual, apenas oriento as pessoas a descobrirem quais conflitos entre valores e pilares podem estar atrapalhando suas performances.
Abordarei valores e seus conflitos em outro momento. Por hora, vale entender o seguinte:
“Pilares sustentam o processo de aprendizado chamado VIDA.”
Vamos a eles:
1 - Pilar Corpo
2 - Pilar Mente
3 - Pilar Relacionamentos
4 - Pilar Financeiro
5 - Pilar Espiritual
6 - Pilar Intelectual
7 - Pilar Emocional
O que acontece se eu não tiver consciência dos pilares?
O fato de não saber da existência dos pilares não muda a influência deles em sua vida. Isso significa que essas áreas estarão em movimento ainda que não tenha consciência.
Entretanto, não se consegue administrar o que não se conhece e, por isso, há grande possibilidade de ter resultados ruins em áreas não geridas.
Além disso, as áreas de nossa vida não são herméticas, ou seja, uma área envolve e influencia as outras.
Já transferiu carga emocional do trabalho para a família?
Quais áreas você reconhece estar precisando melhorar?
Você tem planos? Esses planos têm prazo?
É sobre isso e muito mais!
Grande Abraço!
Inscreva-se agora.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as histórias mais interessantes do dia diretamente em sua caixa de entrada antes de todo mundo