Os 12 arquétipos de Carl Jung

Sabe aqueles dias em que estamos dispostos a enfrentar o mundo? Quando isso acontece, estamos transitando pelo arquétipo do herói.


E aqueles dias em que só queremos ficar quietos? Estamos ativando, sem saber, o arquétipo do homem comum.


Carl Jung, um psiquiatra suíço, identificou 12 padrões universais de comportamento humano que se repetem ao longo da história e em todas as culturas, e os nomeou de arquétipos.


Esses padrões comportamentais fazem parte do inconsciente coletivo da humanidade. São expressões simbólicas das necessidades básicas e representam os impulsos mais profundos e instintivos que nos impulsionam a agir de certas maneiras.


Saber da existência e possibilidade de ativar os arquétipos intencionalmente pode fazer toda a diferença na sua jornada.


Conheça os 12 arquétipos, seus lemas e pretensões.


Inocente, idealista

O Inocente é o arquétipo da felicidade e da ingenuidade. Ele representa a busca pela simplicidade, pela pureza e pela felicidade.

É aquele que acredita no bem nas pessoas, é otimista e tem uma visão positiva do mundo. É aquele que vê o mundo como um lugar cheio de possibilidades e acredita que tudo é possível.


É esperançoso e tem fé nas pessoas e nas circunstâncias da vida.


Também pode ser vulnerável e ser levado ao engano, sendo visto como ingênuo demais e facilmente influenciado ou manipulado pelos outros.


O Inocente pode se sentir perdido ou confuso quando confrontado com situações complexas ou problemáticas.

Lema do Inocente

"Somos livres para ser você e eu."

Pretenção do Inocente

Segurança.

Personagens

Marcas

Sábio

O Sábio é o arquétipo do conhecimento e da sabedoria. Ele representa a busca por compreender o mundo e seus mistérios, por buscar a verdade e a sabedoria que vem com a experiência.

O Sábio é aquele que tem uma visão mais ampla do mundo, busca aprender e compartilhar seus conhecimentos.


Um guia e conselheiro, oferecendo sabedoria e orientação aos outros.


Também pode ficar isolado ou distante dos outros. Se sentir incompreendido ou excluído pela sociedade, já que muitas vezes suas opiniões ou conhecimentos são vistos como estranhos ou incomuns.


Também pode se sentir solitário em sua busca pelo conhecimento e pela verdade.

Lema do Sábio

"A verdade libertará você."

Pretenção do Sábio

Empatia.

Personagens

Marcas

Aventureiro, explorador

O Explorador é o arquétipo da liberdade e da aventura. Ele representa a busca por novas experiências, por conhecer novos lugares e por descobrir novas possibilidades.

O Explorador é aquele que tem espírito aventureiro, é curioso e busca novas formas de sentir e viver.


Por outro lado, o Explorador também pode ser impulsivo e imprudente, arriscando demais em busca de aventura.


Ele pode se tornar viciado em novidade e emoção, deixando de lado responsabilidades ou relações importantes em sua busca por experiências cada vez mais intensas.


Lema do Explorador

"Não levante cercas a minha volta."

Pretenção do Explorador

Liberdade.

Personagens

Marcas

Rebelde

O Rebelde é a resistência e a luta contra a opressão, a injustiça e as normas sociais.


É o arquétipo da rebelião e da independência. Ele representa a busca pela liberdade, pela quebra de regras e pela afronta ao status quo.


É aquele que não se conforma com o que é imposto pela sociedade e busca viver de acordo com seus próprios valores e ideais.


Também pode ser visto como um risco à estabilidade e à ordem social ou desrespeitoso ou desafiador demais. Até mesmo como um agitador ou um terrorista.


O Rebelde pode enfrentar resistência e perseguição por parte das autoridades e das forças estabelecidas, e pode correr o risco de ser marginalizado ou excluído pela sociedade.

Lema do Rebelde

"Regras existem para serem quebradas"

Pretenção do Rebelde

Libertação.

Personagens

Marcas

Mago

O Mago é o arquétipo da transformação e do conhecimento profundo. Ele representa a busca pelo poder transformador da vida e a habilidade de acessar um conhecimento profundo e oculto.

Busca compreender os mistérios do universo e transformar a si mesmo e ao mundo ao seu redor. Ele possui habilidades mágicas ou sobrenaturais, busca se aprofundar em seu próprio conhecimento e desenvolvimento pessoal.


Pode ser uma fonte de inspiração e transformação.


A sua busca por conhecimento e sabedoria pode levá-lo a questionar as verdades e as crenças tradicionais, e sua habilidade em transformar o mundo pode ser vista como uma ameaça à estabilidade e à segurança.

Lema do Mago

"Tudo pode acontecer"

Pretenção do Mago

Poder.

Personagens

Marcas

Herói

O Herói é o arquétipo da conquista e da realização. Ele representa a busca por desafios, aventuras e por superar obstáculos para atingir objetivos importantes.

O Herói é aquele que tem coragem, determinação e autoconfiança para enfrentar grandes desafios e lutar pelo que acredita.


Se empenha em defender causas justas e inspirar outras pessoas a seguirem seus passos.


A jornada do Herói também pode ser perigosa e desafiadora. Ele pode enfrentar inimigos poderosos e ter que superar suas próprias fraquezas e medos para alcançar seu objetivo.


O Herói também pode ter que sacrificar muito, incluindo sua própria vida, para cumprir sua missão.

Lema do Herói

"Se há vontade, há caminho."

Pretenção do Herói

Coragem.

Personagens

Marcas

Amante

O arquétipo do Amante é voltado pela busca da intimidade. Ele representa conexões emocionais profundas e pelo prazer de estar próximo de outras pessoas.

É aquele que valoriza a beleza, a arte, a harmonia e a expressão emocional. Tem a busca por experiências emocionais profundas, conexões afetuosas e alegria em sua vida. É movido por um forte desejo de ser amado e apreciado pelos outros.


Mas também pode se tornar vulnerável à decepção, ilusão e à dependência emocional.


Quando desequilibrado, o Amante pode se tornar excessivamente dependente dos outros, ou pode desvalorizar a si mesmo e a sacrificar sua própria identidade e autonomia.

Lema do Amante

"Só tenho olhos para você."

Pretenção do Amante

Intimidade.

Personagens

Marcas

Comediante, bobo da corte

O Bobo da Corte é o arquétipo do humor e da irreverência. Ele representa a busca por rir da vida, encontrar alegria e prazer no cotidiano. Aquele que não leva a vida tão a sério e busca trazer leveza e humor para as situações.

Ao contrário do que possa parecer, o Bobo é uma figura profundamente sábia e intuitiva ele é capaz de fazer as pessoas enxergarem a realidade de forma diferente, e de trazer um novo ponto de vista para as situações mais difíceis.


Quando desequilibrado, esse arquétipo pode se tornar excessivamente superficial e irresponsável.


Pode se recusar a assumir responsabilidades e a lidar com as consequências de seus atos, e pode se tornar um mero palhaço, sem nenhum propósito ou significado em sua vida.

Lema do Comediante

"Se não der para dançar, não quero fazer parte dessa revolução."

Pretenção do Comediante

Prazer.

Personagens

Marcas

Homem comum

O Homem Comum é aquele que representa a normalidade e a ordem social, sem grandes ambições ou aspirações.


Ele é geralmente feliz com a sua vida e satisfeito com o que tem, sem desejar mais do que o necessário para sobreviver.


Homem Comum também pode ser visto como uma limitação, pois ele não é ambicioso ou ousado o suficiente para alcançar grandes objetivos ou mudar o mundo.


Representa a necessidade de pertencer a uma comunidade e de se sentir aceito pelos outros.


Além disso, o Cara Comum pode ser um símbolo da humildade e da simplicidade, representando uma alternativa à cultura do consumo e do materialismo.

Lema do Homem Comum

"Todos somos iguais."

Pretensão do Homem Comum

Pertencer.

Personagens

Marcas

Prestativo, cuidador

O Prestativo é o arquétipo da generosidade e da proteção. Ele representa a busca por cuidar dos outros, de ser atencioso e oferecer suporte emocional e físico para aqueles que precisam.

É aquele que tem um coração generoso, busca ajudar os outros e tornar o mundo um lugar melhor.


Tem a possibilidade de se sentir incapaz pra dizer "não" e de estabelecer limites saudáveis, o que pode levar à exaustão e ao esgotamento emocional.


Sente-se ressentido e frustrado quando não recebe a devida gratidão ou reconhecimento pelos seus esforços.


Por outro lado, pode ser uma fonte de amor, de apoio e de liderança, inspirando outros a serem mais compreensivos e prestativos com os outros.

Lema do Prestativo

"Ama teu próximo como a ti mesmo."

Pretensão do Prestativo

Servir.

Personagens

Marcas

Governante

O Governante é o arquétipo do poder e da liderança. Ele representa a busca por controlar os aspectos da vida, assumir responsabilidades e liderar outras pessoas.


É aquele que busca ter autoridade e influência sobre outros, para protegê-los.


Também tem em uma forte ética de trabalho e está disposto a fazer o que for necessário para alcançar seus objetivos.


Mas quando está em desequilibrio, pode se tornar obcecado pelo poder e pela necessidade de manter o controle, o que pode levar a comportamentos abusivos e manipuladores.


Ele também pode se tornar egoísta e isolado, perdendo o contato com as necessidades e desejos das pessoas ao seu redor.

Lema do Governante

"Poder não é tudo, é só o que importa."

Pretensão do Governante

Controlar.

Personagens

Marcas

Criador

Criador é o arquétipo da inovação e da criatividade. Ele representa a busca por criar algo novo, algo que seja original e que faça a diferença no mundo.

Tem uma mente inventiva e busca desenvolver novas soluções para os problemas da vida. Também tem um forte senso de curiosidade e está sempre em busca de novas ideias e inspirações.


Mas como sempre nem tudo no mundo é perfeito, ele pode ficar obcecado por suas próprias idéias e projetos, perdendo o contato com o mundo ao seu redor e com as necessidades das pessoas ao seu redor.


Ele também pode se tornar impraticável e pouco realista, falhando em traduzir suas ideias em algo tangível e prático.

Lema do Criador

"Se pode ser imaginado, pode ser criado."

Pretensão do Criador

Inovar.

Personagens

Marcas


Cada arquétipo tem suas próprias características e comportamentos associados.


Eles podem ser vistos como "personagens" que desempenham papéis específicos na vida de uma pessoa, ajudando-a a entender seus desejos, medos e aspirações mais profundos.


Imagine cada um deles, armazenados em gavetas dentro da sua cabeça.

Quer aprender a ativar esses arquétipos e conquistar o que deseja?



"Se há vontade, há caminho!"

COMPARTILHE

Inscreva-se agora.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber as histórias mais interessantes do dia diretamente em sua caixa de entrada antes de todo mundo